Livros

Imprimir

Jesus Histórico: O caminho do amor e do cuidado

Publicado em Livros

Jesus Histórico. o caminho do amor e do cuidado. David Rubens de Souza

Livro: Jesus Histórico: O caminho do Amor e do Cuidado

Autor: David Rubens de Souza

Em cada período Jesus foi interpretado de forma muito particular. Diante disso surgem algumas questões: seria possível reconstruir o verdadeiro Jesus histórico? O que os evangelhos ensinam sobre o Homem de Nazaré? 

O movimento criado por Jesus há cerca de dois mil anos atrás continua até hoje, mas podemos reconhecer a mensagem e a prática de Jesus no movimento que leva o seu nome? Qual a relação da igreja atual com o caminho de Jesus relatado nos evangelhos?

É preciso saber quem foi Jesus para entender qual é a missão dos cristãos hoje.

Editora: Prismas

ISBN: 978-85-5507-379-3

Formato: 12 x 18cms 

Páginas: 110 

Edição: 1ª 

Ano Publicação: 2016

R$ 22,00

Pedidos: http://editoraprismas.com.br/produto/7879292/Jesus-Historico-O-caminho-do-amor-e-do-cuidado

Imprimir

Corpo e alma: néfesh e basar e sua relação na Bíblia Hebraica

Publicado em Livros

Corpo e alma

Livro: Corpo e Alma e sua relação na Bíblia Hebraica

Autor: Alexandre de Jesus Prazeres

Este livro é o resultado de uma pesquisa minuciosa realizada pelo autor. Embora tendo como foco a Bíblia Hebraica, a pesquisa abrange diversos campos do saber. O primeiro deles é o filosófico e isso é importante, porque os conceitos de corpo e alma sempre estiveram presentes na Filosofia, desde seus inícios na Grécia Antiga, até os mais atuais propósitos da Filosofia da Mente. Do campo filosófico, o autor vai para o campo teológico, presença obrigatória em uma pesquisa que se pretende ancorada na Bíblia Hebraica. O conceito de Bíblia Hebraica nem sempre é conhecido: significa todos os livros da Bíblia escritos em hebraico mais um grupo restrito de escritos em aramaico. Essa é a Bíblia da comunidade judaica e é o Antigo Testamento das igrejas provenientes da Reforma Protestante. O autor continua sua pesquisa por esse conjunto variadíssimo de escritos, identificando como os termos hebraicos referentes a alma e a corpo aparecem nesses escritos. Esses termos, de um modo geral, intencionam o ser humano todo, visto como corpo ou como alma, mas nunca um ser humano dividido em corpo e alma. Na última parte da pesquisa, o autor traz suas descobertas para os dias de hoje e tenta dialogar com a cultura atual que caracteriza como uma “cultura somática”, porque supervaloriza o corpo. A leitura desse livro certamente vai contribuir para uma visão mais integral do ser humano e a uma vivência mais sadia consigo mesmo, corpo e alma.

Pedidos através do e-mail: alexandrespn@gmail.com

Imprimir

A fonte da juventude

Publicado em Livros

A FONTE DA JUVENTUDE 1466531410592494SK1466531410B

Livro: A fonte da juventude

Autora: Angela Natel

Dentre os estudos sobre as Juventudes Universitárias pouco se encontra no que diz respeito ao aspecto de sua religiosidade. Este material objetiva ajudar a suprir tal necessidade, com um enfoque duplo: tanto apresentar uma breve descrição a respeito da religiosidade dos jovens universitários paranaenses (sul do Brasil) quanto fornecer ferramentas para uma análise mais profunda a respeito dos caminhos que envolvem a religiosidade juvenil em sua interdisciplinaridade entre os estudos da Teologia, da Sociologia e da Antropologia Cultural.
Além de discorrer entre o pensamento de Tillich, Newman, Bauman e Bourdieu, a autora apresenta uma leve descrição a respeito das gerações juvenis, explanando sobre a cultura de massas e as inúmeras tribos que se apresentam na sociedade. Também traz uma abordagem inovadora a respeito das revoluções tecnológicas aplicadas à mudança de paradigmas entre as gerações modernas, pós-modernas e hipermodernas.
Para tanto, o livro que está em suas mãos destina-se a todo e qualquer estudioso das áreas da Sociologia, Antropologia, Teologia e Ciências da Religião, envolvendo suas bases teóricas em aspectos práticos da sociedade bem como trazendo novos olhares e desafios para saciar a sede que existe em cada um de nós.

Adquira seu exemplar pelo link: http://www.editoraprismas.com.br/produto/7859480/A-Fonte-da-Juventude-Em-busca-de-um-perfil-sociorreligioso-das-juventudes-universitarias

 

Imprimir

Teologia da Reforma

Publicado em Livros

TEOLOGIA DA REFORMA 1469207550598741SK1469207550B

Livro: Teologia da Reforma

Autora: Angela Natel

Os estudantes de Teologia certamente se interessarão pelo assunto, pois irão se beneficiar deste lançamento da Editora InterSaberes. O livro "Teologia da Reforma", da autora Angela Natel, oferece uma visão contextualizada e didática sobre a Reforma Protestante do século XVI.

Pedidos pelo e-mail: atendimento@livrariaintersaberes.com.br

Veja o vídeo de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=BqiDC50NaHA

 

Imprimir

A Liturgia reformada

Publicado em Livros

A liturgia reformada capa

Livro: A Liturgia Reformada
Autor: Sandro Xavier
A falta de identidade litúrgica nas igrejas reformadas traz problemas graves no tocante ao uso de tradições antagônicas ou mesmo de práticas de entretenimento alheias ao mundo cristão. Como caminho para uma breve reflexão sobre a Liturgia Reformada, proponho, em três capítulos, o seguinte: fazer uma abordagem histórica que nos traga compreensão das variações de nosso programa litúrgico (1); propor um esquema básico e demonstrar as dinâmicas dos momentos específicos de uma celebração reformada (2); e levantar questões sobre as dinâmicas para o nosso culto reformado hoje, particularmente no Brasil, e alguns desafios que se levantam especialmente pela ascensão do universo tecnológico em nosso mundo (3).
Assim, queremos reafirmar a nossa convicção de que Deus nos escolheu, povo presbiteriano, para servirmos a ele desta maneira: reformados, calvinistas, presbiterianos e brasileiros.
Editora Multifoco, 2016. Vendas diretamente no site da editora pelo link: http://editoramultifoco.com.br/loja/product/liturgia-reformada-historia-momentos-no-culto-e-inovacoes/
Imprimir

Pentateuco - da formação à recepção

Publicado em Livros

Pentateuco da formação à recepção capa

Livro: Pentateuco - da Formação à Recepção

Organizadores: Marcelo da Silva Carneiro; Monika Otterman; Telmo José Amaral de Figueiredo

O Pentateuco – a Torá, o conjunto dos primeiros cinco livros da Bíblia – é o fundamento da Bíblia e das religiões nela baseadas. Os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (os Cinco Livros de Moisés) tematizam, de forma fascinante e intrigante, angústias e anseios de toda a humanidade. Estudá-las enriquece nossa vida e é um dever de quem se dedica à leitura da Bíblia em prol de um mundo melhor.

Este livro reúne as principais conferências do VII Congresso Internacional da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblia), realizado em 2016 na UMESP com o tema «Pentateuco: da Formação à Recepção».  

Os textos são representativos para os resultados mais importantes da atual pesquisa do Pentateuco, tanto na visão europeia (destaque para Jean-Louis Ska e Thomas Römer) como latino-americana. Quem procura informações básicas sobre a formação do Pentateuco ou discussões sobre diferentes modos de recepção de seus personagens e textos, encontrará neste volume uma valiosa fonte.

Todas as contribuições são fruto de pesquisas científicas comprometidas com a fé e com a verdade que liberta. Quem as lê perceberá que o Pentateuco é uma rocha – fundamento firme, mas duro – porém, uma rocha que faz jorrar água viva para quem sabe tocá-la.

Paulinas, 2016. ISBN: 978-85-356-4207-0. 

Vendas diretamente no site da editora Paulinas, no link: https://www.paulinas.org.br/loja/pentateuco-da-formacao-a-recepcao

Imprimir

Bíblia e Cultura. Tradição, tradução e exegese

Publicado em Livros

Bíblia_e_cultura_-_capa.png

Livro: Bíblia e Cultura. Tradição, tradução e exegese

Organizador: Marcelo da Silva Carneiro

A reflexão bíblica, alimentada por estes ventos intuitivos, pode auxiliar bastante na compreensão do nosso lugar no mundo, considerando que a leitura da Bíblia se faz a partir de um ponto, e esse ponto nunca é neutro. A leitura do texto é culturalmente determinada, como se fossem óculos inseridos quase inconscientemente. Na perspectiva coletiva, de forma ainda mais evidente, se fazem novas leituras, intencionalmente elaboradas, que tomam as grandes questões da atualidade como ponto de partida para o mergulho no texto. As leituras feminista, negra, indígena, queer e outras similares, procuram tirar da Bíblia projetos de vida para grupos historicamente marginalizados e sistematicamente esquecidos nas leituras oficiais ou “ortodoxas”. E as hermenêuticas ecológica, ecumênica e de diálogo interreligioso, promovem interpretações engajadas com a utopia de um mundo mais fraterno e justo, tanto para os seres humanos quanto para o restante da criação. 

Fruto do VI Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, esperamos enriquecer, com este livro, o debate nacional e latino-americano, apontando para uma leitura da Bíblia contextualizada culturalmente, mas que faça interlocução com outras tendências e origens geográficas no mundo.

Fonte Editorial, 2014. À venda na Editora Sairava, através do link: http://www.saraiva.com.br/biblia-e-cultura-tradicao-traducao-e-exegese-debatendo-as-diferentes-leituras-da-biblia-8069301.html

Imprimir

Os Evangelhos Sinóticos. Origens, memória e identidade

Publicado em Livros

Capa_Evangelhos_Sinóticos.jpg

Livro: Os Evangelhos Sinóticos. Origens, memória e identidade

Autor: Marcelo Carneiro

A investigação sobre os Evangelhos Sinóticos hoje divide-se em duas vertentes. Uma delas busca o Jesus Histórico que está por trás do texto, comunicado nos evangelhos a partir de suas palavras e atitudes.  A outra vertente de pesquisa oferece um viés diferente. Mesmo tendo os evangelhos sua origem na pessoa de Jesus, eles refletem a maneira como as comunidades de seguidores do nazareno compreenderam e propagaram sua mensagem. Neste foco a busca não está na pessoa de Jesus em si, mas nas comunidades geradoras dos textos. É nesta perspectiva que Marcelo Carneiro desenvolve sua pesquisa neste livro. Ele nos guia pelos textos em busca da identidade das comunidades, a partir da memória que elas guardaram a respeito de Jesus. Demonstrando domínio na exegese de textos paralelos e investigando a relação entre eles para além dos paradigmas textuais, Carneiro nos ajuda a compreender a motivação que impulsionou a elaboração dos evangelhos e o processo pelo qual isso se deu.

Fonte Editorial / Edições Terceira Via. 2016. ISBN: 978-85-92509-43-9

À venda na livraria Saraiva pelo link: http://www.saraiva.com.br/os-evangelhos-sinoticos-origens-memoria-e-identidade-9403706.html, ou diretamente com o autor, através do e-mail prmscarneiro@yahoo.com.br 

Imprimir

Bíblia, Violência e Direitos Humanos

Publicado em Livros

Capa-Livro 2012

Livro: Bíblia, Violência e Direitos Humanos

Organizadora: Lília Dias Marianno

(Contribuições ao V Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica da ABIB - Rio de Janeiro)

Disponível para venda online, as contribuições ao V Congresso brasileiro da ABIB estão no novo e-Book ABIB. Conferências, painéis, e comunicações estão com os textos integrais, a partir do envio e autorização de seus autores e autoras. O tema em discussão é a violência e direitos humanos, a partir de uma perspectiva Bíblica.

O livro pode ser adquirido através de venda direta, através de e-mail à ABIB. Neste caso será disponibilizado um arquivo em PDF. Para a versão e-Book, em breve serão divulgados os parceiros virtuais. Não há perspectiva de lançamento impresso, pela quantidade de páginas da obra.

Eagle Books, ISBN: 978-1-909144-44-6. 602p. Preço: 40,00 (associadas e associados ABIB têm 30% de desconto)

Contato para venda direta: abib.br@gmail.com

 

Imprimir

O Direito dos Pobres

Publicado em Livros

Livro: O Direito dos Pobres

Autor: Milton Schwantes

 

Esse livro é o lançamento póstumo de Milton Schwantes, fruto de seu doutorado em Heiselberg. O próprio autor resume seu conteúdo:

"A tese aborda o sentido social do conceito pobre. O que é sociologicamente o pobre e em que sentido ele tem direito? O que quer dizer, neste caso, direito? Direito, no caso da cultura semita, significa aquilo que corresponde a alguém que tem necessidade de obter coisas da sociedade. Este seria o significado político do termo hebraico que costumamos traduzir por direito. O pobre, tem, pois, o direito também de receber comida e terra da sociedade. O direito é o de obter da sociedade o apoio na sociedade e na crise, em meio aos parentes e à comunidade. Igualmente quis saber quem são exatamente os pobres. O termo pobre é usado no Antigo Testamento e na Bíblia de modo diferente do que nós o usamos. Nós damos aos pobres o sentido de carentes. A Bíblia o entende como quem tem o direito de reivindicar os direitos sociais garantidos. Na tradiçõa bíblica, um pobre não pede (não é pedinte!), mas exige sua parcela da sociedade." Milton Schwantes

Oikos, Editeo. Preço: 20,00 

Contatos para compra: rosischwantes@hotmail.com (acréscimo das despesas de correio)

Capa O Direito dos Pobres

 

 

Imprimir

Identidades e Fronteiras Étnicas no Cristianismo da Galácia

Publicado em Livros

Livro: Identidades e Fronteiras Étnicas no Cristianismo da Galácia

Autor: José Luiz Izidoro

José Luiz Izidoro, associado ABIB, lançará no dia 07 de novembro livro sobre o tema "Identidade e Fronteiras Étnicas no Cristianismo da Galácia". O lançamento será na sede da Editora Paulus em Juiz de Fora, a partir das 14h30.

Nele, a partir da Carta aos Gálatas, o autor faz "um esboço sobre o início do movimento cristão na perspectiva das culturas, das religiões, das etnias e das sociedades, em sua dinâmica de fluidez, diferenciação e interação". Assim, ele deseja mostra a complexidade na constituição do grupo, e como o projeto de comunidade nessa região era voltado para a pluralidade.

Paulus, ISBN: 978-85-349-3740-5. 172 páginas / Preço: R$ 20,00

Imprimir

"Ética e Sustentabilidade" - Estudos Bíblicos n.117 - Jan/Mar 2013

Publicado em Livros

“Ética e sustentabilidade” é o tema que os biblistas do Rio de Janeiro escolheram para o n. 117 da revista “Estudos Bíblicos”. Ainda sob o impacto da “Rio + 20”, o tema é tratado à luz de alguns textos bíblicos, procurando atualizar a sua mensagem para os dias de hoje.

Lília Dias Marianno traz algumas anotações sobre o cuidado com a natureza, especialmente, dos animais, a partir do Deuteronômio. Ludovico Garmus, analisando algumas denúncias proféticas, vê a “pegada ecológica” causada pelos Impérios Assírio e Babilônico e até mesmo pelos reis de Israel e Judá. Célia Maria Patriarca Lisbôa insiste no cuidado que devemos ter com a água, à luz de Ezequiel. Mercedes Lopes busca a qualidade de vida pela sabedoria, baseada na justiça e direito. Paulo Lockmann e Marcelo da Silva Carneiro apresentam duas visões complementares sobre o texto de Mt 6, “olhai as aves do céu”, “buscai o Reino de Deus”. Isidoro Mazzarolo descobre uma ética da sustentabilidade na parábola dos trabalhadores de Mt 20,1-16.Francisco Orofino vê multiplicarem-se as marmitas dos trabalhadores em Jo 6. Por fim, Dionísio Oliveira Soares, analisando o caso de Onésimo e Filêmon, descobre uma ética na sustentabilidade das relações de trabalho.

Se você ainda não é assinante de “Estudos Bíblicos”, poderá sê-lo, dirigindo-se a vendas@vozes.com.br, ou Tel.: (24) 2233-9000, Ramal 9029.

Imprimir

JESUS E AS TRADIÇÕES DO ANTIGO ISRAEL

Publicado em Livros

capa livro 2008 pequena

 

Primeiro e-Book da ABIB disponível para aquisição

As universidades e os pesquisadores de todo o mundo agora tem livre acesso à produção em pesquisa dos biblistas brasileiros.
Jesus e as Tradições do Antigo Israel.
Contribuições ao III Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica.
Lília Dias Marianno (org.) - 2012
Kent: FDigital - Goiânia: ABIB - Rio de Janeiro: EagleBooks

 

Imprimir

A Bíblia, sua origem e sua leitura

Publicado em Livros

Konings

Tenho o prazer de comunicar que chegou às livrarias a nova edição, radicalmente reformulada, de meu livro anteriormente intitulado “A Bíblia nas suas origens e hoje”, agora com o título:

A Bíblia , sua origem e sua leitura
Autor: Johan Konings

A Bíblia, livro sagrado do judaísmo e do cristianismo e patrimônio da humanidade, é o livro mais vendido do mundo, mas não por ser fácil de se ler! De fato, não é apenas um livro, mas uma biblioteca que reúne obras que, depois de longa gestação no seio do povo, foram consignadas por escrito, durante tempo prolongado, num ambiente bem distante de nós. Muitos que desejam conhecê-la com seriedade, e não apenas tê-la como objeto devocional ou decorativo, sentem falta de orientação simples, porém científica, para a leitura e o estudo.

Procurando atender esse desejo, esta obra proporciona informação básica e orientações fundamentais para a leitura da Bíblia. Objetivando a visão de conjunto, fornece ao leitor um referencial para o estudo aprofundado.

O roteiro se desenvolve como uma viagem ao âmbito original da Bíblia, para, com esse conhecimento, voltar ao momento presente. Partindo de uma descrição do “fenômeno Bíblia”, você vai descobrir o mundo em que ela nasceu e, depois, observar como ela chegou até nós e fala a nós, hoje, como “palavra de Deus”.

Todavia, embora levando em consideração o intuito religioso que está na origem dos escritos bíblicos e comumente preside à sua leitura, o presente livro não supõe, da parte do leitor, a adesão ao credo religioso, mas sim, a atitude do observador atento, que procura compreender, com a possível penetração, o fenômeno que é a Bíblia.

Editora Vozes

ISBN: 97885326-4220-2 / ISBN 10 dígitos: 85326-0518-4 – 280 páginas / Preço:  R$ 45,00

Imprimir

Libertação, Liberdade - Novos Olhares

Publicado em Livros

libertacao liberdade
Livro: Libertação e Liberdade – Novos Olhares
Haroldo Reimer e Valmor da Silva (orgs.)
275 p.


O livro reúne contribuições ao II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, realizado em Goiânia, em setembro de 2006. Pretende refletir sobre o Êxodo, evento central na Bíblia e memória sempre viva na América Latina. Reproduz as conferências em torno do tema e do livro do Êxodo, grande parte das comunicações livres sobre Bíblia e Religião, bem como os resumos de todas as comunicações apresentadas no Congresso.

Pedidos podem ser feitos diretamente à ABIB pelo e-mail: abib.br@gmail.com 

Imprimir

Hermenêuticas Bíblicas

Publicado em Livros

hermeneuticas.biblicas.pq
Livro: Hermenêuticas Bíblicas Contribuições ao I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica
Haroldo Reimer / Valmor da Silva (Orgs.)
252 p.

O conteúdo do livro tem origem no I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. Milton Schwantes, Ivoni R. Reimer, Rainer Kessler, Júlio Zabatiero, Johan Konings e Nachman Fabel, responsáveis pelas seis conferências principais, abordam as tendências hermenêuticas na atualidade: releituras bíblicas, hermenêuticas de classe, gênero e etnia, hermenêuticas da Bíblia no mundo evangelical, leitura da Bíblia no judaísmo.
Além disso, dezenas de pesquisadores/as jovens partilharam suas perspectivas de leitura da Bíblia no Congresso, através das comunicações científicas; quase duas dezenas delas estão publicadas no presente livro.

OBRA ESGOTADA

Imprimir

Terra e Água na espiritualidade do movimento de Jesus

Publicado em Livros

CapaIvoni
  Livro: Terra e Água na espiritualidade do movimento de Jesus
Ivoni Richter Reimer (PUC/OIKOS)

Sumário do livro:

Apresentação (Dr. Gottfried Brakemeier)
Introdução
cap. 1 Fazer, saber e poder: introduzindo a palavra e os olhares
cap. 2 Abrindo olhos, corações, mentes, mãos, ouvidos e entranhas (hermenêuticas)
cap. 3 Terra, cuidado e gratuidade: sabedoria que brota de sementes
cap. 4 "A Terra é de Deus" e "estrado de seus pés?!": a situação político-fundiária na Palestina do século I
cap. 5 De terra e águas, de amor e guerras
cap. 6 Escatológicas e eternas águas na denúncia de explorações
Para continuar a Palavra... Integridade da criação, vida e paz em nosso mundo globalizado?

Na contra-capa há também comentários de Dr. Milton Schwantes, Dra. Rosileny Schwantes e Dr. Haroldo Reimer.

Estou vendendo o livro por R$ 7,00. Envio por correio, preços variados dependendo da quantidade (PAC, carta registrada ou simples).
Encomendas: no meu email ou também com a editora Oikos/São Leopoldo.
Gostaria muito de contar com sua leitura e também com apoio nas vendas; para tanto, é preciso divulgar, encomendar e vender... O pagamento será feito, comigo, via depósito bancário.