IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica


Agendado para os dias 24 a 27 de agosto de 2020, no ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores), localizado no bairro do Ipiranga, São Paulo, Capital, o IX Congresso Internacional da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica), tem como tema História de Israel: arqueologia e Bíblia.

A arqueóloga Norma Franklin, da Universidade de Haifa e o professor Peter Dubovský, ligado ao Pontifício Instituto Bíblico de Roma são presenças confirmadas para o IX Congresso que, além de abordarem as recentes 
descobertas arqueológicas e relacioná-las com a compreensão da história de Israel, será espaço para trocas de informações e debates sobre os mais recentes estudos nas diferentes áreas das pesquisas bíblicas por meio de conferências, grupos de trabalho e minicursos.


Abib na Amazônia

Nessa nossa edição do Congresso ABIB temos uma inovação: a extensão das nossas atividades até a região Amazônica. Uma parceria com a Faculdade Boas Novas foi estabelecida para que parte do nosso Congresso seja replicada na cidade de Manaus com o nome I Jornada Internacional de Pesquisa Bíblica, promovida pela ABIB tão logo se encerrem as atividades em São Paulo. Peter Dubovský, um dos nossos conferencistas, será o assessor nos trabalhos. Acreditamos que tal movimento geográfico ajude a atender as demandas no cenário da exegese bíblica na região. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto de 2020.

Sobre o cartaz

O autor do cartaz, professor Silas Klein Cardoso, recentemente doutorado pela Universidade Metodista, explica que a História de Israel ganhou novas possibilidades, a partir da maior integração da Exegese Bíblica aos elementos da cultura material e visual de Israel e Palestina. Em sua opinião "o cartaz apresenta essas novas possibilidades. Seu fundo escuro remete a esse mundo ainda fugidio do Antigo Israel, enquanto os nove artefatos apresentados representam diversas novas possibilidades que se abrem: escaravelhos, representando o potencial da integração da Exegese aos estudos da Cultura Visual Religiosa; óstracos, que apresentam o potencial da integração com estudos de Epigrafia e Paleografia; e um modelo de templo, que apresenta o potencial do estudo da Arqueologia, de forma geral, e Iconografia".

Informes sobre o cartaz oficial do IX Congresso da ABIB

A História de Israel ganhou novas possibilidades, a partir da maior integração da Exegese Bíblica aos elementos da cultura material e visual de Israel e Palestina. O cartaz apresenta essas novas possibilidades. Seu fundo escuro remete a esse mundo ainda fugidio do Antigo Israel, enquanto os nove artefatos apresentados representam diversas novas possibilidades que se abrem: escaravelhos, representando o potencial da integração da Exegese aos estudos da Cultura Visual Religiosa; óstracos, que apresentam o potencial da integração com estudos de Epigrafia e Paleografia; e um modelo de templo, que apresenta o potencial do estudo da Arqueologia, de forma geral, e Iconografia.

            Do lado esquerdo estão dispostos verticalmente cinco escaravelhos, isto é, selos e/ou amuletos cujo corpo remete à figura de um besouro e a outra face carregava inscrições. Estes objetos são um dos mais importantes elementos para a reconstrução da iconografia e religiosidade de Canaã e Israel. No centro, acima, há um óstraco encontrado em Tell es-Safi, a bíblica Gate, cuja inscrição traz dois nomes consecutivos: ’lwt/wlt. Estes nomes, provavelmente filisteus, são etimologicamente aproximados ao nome bíblico Golias. Abaixo, ao centro, há um cubo de cerâmica com uma das partes frontais aberta e decorada, com detalhes de pernas de pássaros e pequenas cabeças de leões. Este “modelo de templo”, como se convencionou chamar, foi encontrado no sítio de Khirbet Qeiyafa, importante sítio para a reconstrução histórica do séc. 10 aEC e foi, provavelmente, dedicado a uma deusa. No lado direito, há duas cerâmicas inscritas, óstracos, encontrados na cidade de Tel Arad, no deserto da Judéia.

Dr. Silas Klein Cardoso, pesquisador assistente (pós-doutorado) na Universität Bern (Suíça).

 Atua no projeto “Stamp Seals from the Southern Levant”, 

ligado às universidades de Berna, Tel Aviv e Zurique


PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (24/08)

14:00 Credenciamento

17:00 Assembleia ordinária da Abib (1ª parte)

19:00 Abertura e momento cultural

20:00 Conferência: “Estado da Arte: arqueologia bíblica” (José Ademar Kaefer)


Terça-feira (25/08)

08:00 Grupos de Trabalho (GTs)

09:00 Plenária: “A construção do Primeiro Templo” (Peter Dubovský)

11:00 Mesa temática: Antigo Israel

14:00 Mesa temática: Períodos assírio e babilônico

16:00 Grupos de Trabalho (GTs)

19:00 Plenária: “Consolidação do Reino do Norte: Omri e Acab” (Norma Franklin)

20:00 Lançamento de livros e coquetel


Quarta-feira (26/08)

08:00 Grupos de trabalho (GTs)

09:00 Plenária: \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"A reforma de Ezequias\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\" (Peter Dubovský)

11:00 Mesa temática: Períodos persa e grego 

14:00 Minicursos

16:00 Minicursos

17:00 Minicursos

19:00Assembleia ordinária da Abib (2ª parte)


Quinta-feira (27/08)

08:00 Grupos de Trabalho (GTs)

09:00 Plenária: “Desaparecimento do Reino do Norte a partir de escavações em Megido e Jezreel” (Norma Franklin)

11:00 Mesa temática: Segundo Templo e cristianismo das origens

12:30 Assembleia ordinária da Abib (parte final)

CONFERENCISTAS

Norma Franklin

Arqueóloga, ligada à Universidade de Haifa. PhD em Arqueologia do Antigo Oriente Próximo pela Universidade de Tel Aviv, estudando a formação do estado no Reino do Norte. Desde 2011, é co-diretora da Jezreel Expedition, organizando a equipe que pesquisa, investiga e escava a região. Foi coordenadora da The Megiddo Expedition.


Peter Dubovský

Teólogo, ligado ao Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Ph.D em Bíblia Hebraica pelo Pontifício Instituto de Roma. Tem especializações em Estudos Bíblicos, Arqueologia e Geografia de Israel e Hebraico Bíblico. Trabalha no ensino e pesquisa com leituras rabínicas, patrísticas e cristãs da Bíblia, textos e inscrições bíblicas e extra-bíblicas e Síria-Palestina sob os assírios.